terça-feira, 27 de novembro de 2007

The Hearts of Age (Orson Welles)


Hoje tive o imenso prazer de assistir ao primeiro filme de um dos meus cinestas favoritos: Orson Welles. Não, não me refiro ao extraordinário Cidadão Kane(1941), o primeiro longa do diretor-ator, mas a The Hearts of Age, de sete anos antes, um curta-metragem em 16 mm de pouco mais de oito minutos, um tanto quanto bobo e ingênuo, evidentemente amador, produto "caseiro", rodado em sua casa numa tarde de domingo, durante um festival de Teatro no verão de 1934, quando Welles contava com dezenove anos de idade. O pequeno filme foi co-dirigido por Welles e seu amigo William Vance, que atuam no filme ao lado da namorada de Orson na época, Virginia Nicolson. Consta que Vance filmou grande parte das cenas, "improvisações inventadas por Welles depois de algumas doses de bebida", e sob a influência de Un Chien Andalou, de Buñuel e Dali, e do Sangue de Um Poeta, de Jean Cocteau, que Orson detestava e que aqui satirizava. Durante muito tempo esse filminho esteve à disposição apenas nos Arquivos da Biblioteca do Congresso Americano em Washington, D.C., e agora com a internet, finalmente pode estar ao acesso de qualquer espectador. Claro que o curta em si não tem nada demais, sendo mais uma curiosidade para os fãs de Orson Welles e de cinéfilos em geral. Essa cópia foi sonorizada recentemente com uma trilha sonora de Larry Marotta, levando em conta que trata-se de um filme sem diálogos.

Acima está o video tirado do youtube com o pequeno curta do consagrado cineasta americano. Mas para quem quiser fazer download deste e de outras obras de artistas famosos da Arte Contemporânea, não pode deixar de conferir um dos melhores (senão o melhor) site sobre raridades cinematográficas: o UBUWEB. Aqui encontra-se uma lista imensa de cineastas famosos (muitos deles desconhecidos até mesmo pelos cinéfilos mais atentos), com preciocidades invulgares. É só entrar na página, e navegar pelos nomes e obras à disposição, com direito a download fácil e rápido. Aproveite!

Um comentário:

Igor Caldas de Souza disse...

Orson Welles é (e sempre será) genial! Parabéns pela iniciativa de mostrar tais videos e divulgar tais sites pois neles, realmente contém um ótimo trabalho. Também quero seguir a carreira de joranlismo, e também escrevo em um blog. vai lá e da uma olhada ;) http://pena-e-papel.blogspot.com/

Movimento Cinema Livre

Movimento Cinema Livre - Orkut

---------------------------------------------------------------------------