quinta-feira, 5 de julho de 2007

No Surprises - Radiohead



Como faz muitos dias que não posto nada por aqui, irei dedicar este espaço a um videoclipe tirado diretamente do yortube. Não sou muito chegado a esse tipo de postagem, porém esse não é um vídeo comum. É o clipe que eu mais gosto da minha canção favorita de minha banda predileta entre as atuais. Sim, sou daqueles que consideram o Radiohead a melhor banda dos últimos vinte anos no cenário mundial (que me perdoem os muitos fãs do Nirvana, mas Ok Computer é muito superior ao Nervermind). E minha musica predileta, é claro, está no fabuloso Ok Computer, um disco que é uma estupenda conjunção de doze faixas com uma complexidade toda especial e com uma sonoridade única. Não se trata dos temas em torno de rebeldes sem causa dos quais se alimentaram a maioria das outras bandas nos últimos tempos, mas sim um álbum conceitual sobre a angustia do ser contemporâneo, tragado pela modernidade tecnológica que o cerca, da qual não consegue viver longe, quase que um certo desprezo pelo modo que se vive nessa virada de milênio, num processo de desumanização e conseqüente robotização do individuo que essas novas estruturas provocam no mundo atual, tudo em musicas intensamente melancólicas e estética e melodicamente perfeitas. Mesmo deixando de lado qualquer compreensão de seus conceitos e de sua estrutura, o álbum tem canções divinas que se apresentam maravilhosamente bem em conjunto ou isoladamente. A melhor para mim, sem dúvida nenhuma, é No Surprises (embora a maioria do Universo prefira Paranoid Android), a canção que eu gostaria em que no dia em que eu morresse, fosse tocada no meu velório. Perfeita. Sempre a escutei como uma desesperada canção de ninar feita não para quem recém nasceu, mas para alguém que está morrendo. Veja o clipe e/ou leia a tradução da letra, e entenda a grandeza de No Surprises.

Letra Traduzida:
http://radiohead.letras.terra.com.br/letras/78965/

5 comentários:

Anônimo disse...

Eu prefiro mil vezes Karma Police... mas fazer o que, não???
Rs.

Vlademir lazo Corrêa disse...

Bom Michelle, é que Ok Computer é um disco tão bom que várias de suas músicas podem ser a preferida de qualquer ouvinte. Eu particularmente prefiro No Surprises porque raramente uma canção no contexto letra/música conseguiu alcançar uma tessitura tão originalmente bela e estranha, além da rara melancolia que carrega. Dê mais uma chance a No Surprises rssss

Anônimo disse...

cara exatamente o meu ponto de vista,individuo opresso pelo sistema,parabens grande amigo

Linda Graal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Linda Graal disse...

...ahhh!! belíssima canção!!!!
apesar do crepúsculo...ele não sucumbiu...!!! ;)

estamos sem surpresas...mas no silêncio - matriz da palavra - nossa arma de guerra, mocinho!!

obrigadíssimo, guapo!!

SMACK!

Movimento Cinema Livre

Movimento Cinema Livre - Orkut

---------------------------------------------------------------------------