domingo, 1 de abril de 2007

O Olhar Implícito

É a minha primeira postagem nesse novo recurso que estou usando na internet: o blogger! Logo eu, que tanto temia em me transformar num escritorzinho de internet. Não que na internet não exista excelentes escritores. Pelo contrário! Já encontrei muita gente boa, pessoas inteligentes pra caramba divulgando suas idéias, seus textos, informações, trabalhos literários e coisa e tal. Por outro lado, para provar que por aqui se encontra de tudo um pouco, também já encontrei cidadães falando a cor da cueca ou gatinhas revelando o formato de suas calcinhas nas páginas da web! Mas eu não pretendo chegar a tanto ( mesmo porque, eu não sou capaz nem de lembrar a cor da cueca que estou usando nesse momento). E além do mais, não uso cueca Calvin Klein, por isso, como hoje em dia tudo, mas tudo mesmo precisa de grife para fazer sucesso, a exposição de minha cueca na web não faria sucesso algum.

Eu quero apenas deixar umas palavras no ar como aquelas folhas ao vento que ninguém nota num normal dia de outono. Escrever sobre filmes que ninguém viu, ninguém lembra, ninguém conhece. Ou dividir com os internautas as sensações que tive ao me debruçar sobre aquele livro empoeirado que encontrei em algum sebo e cuja leitura me deixou tonto de prazer. Comentar sobre bandas que ninguém ouve, cantores que ninguém escuta. Ou sobre Mozart ou Beethoven. Deixar aquele poema, conto ou crônica que tive a ousadia de cometer. Ou, melhor ainda, compartilhar aquele poema ou texto de um outro autor que julgo que possa atingir a sensibilidade de quem navegar nessa página. Quando muito, falar do meu Internacional campeão do mundo. E quando for capaz, tecer alguns comentários sobre comportamento de homens e mulheres, atitudes desses seres irracionais que se julgam humanos. Não que eu encare de modo desprezivel a espécie humana. Longe disso. Imagine se eu teria um sentimento desses diante de meus semelhantes! Para mim todos nós somos incriveis por no fundo sermos diferentes de tudo aquilo que parecemos ser. Somos distantes do que se chama de normal, e isso é que nos torna tão especiais. Eu amo a raça humana. Com um pé atrás, mas amo.

Enfim, se eu tiver dois ou três leitores, já me dou por satisfeito. Na vida não dá para se exigir demais. Queremos o mundo, no entanto só se consegue abraçar a si mesmo. Eu já me acostumei a ter muito pouco do que quero.

Para terminar, não acredite em tudo que escrevi acima. Afinal, hoje é Primeiro de Abril! Mas pode ser que eu seja daqueles que só consiga dizer a verdade quando minto. Brincadeira. Não pretendo em nenhum momento que escrevo na intenert fazer alguém de bobo. Não teria talento para tanto. E nem precisaria. Basta o dia-dia opressor de salários baixos e rendimento precários para cada um de nós ser vitima do dia da mentira. Da corruptela de bandidos e ladrões que há aqui, ali e em qualquer lugar. Em se tratando de exploração moral, social e econômica aos mais pobres e desamparados, para muita gente todo dia do ano é Primeiro de Abril. Por isso, o brasileiro é um povo fascinante. Numa miséria em que cada cidadão vai empurrando com os pneuzinhos da barriga, o povo dessa terra fez do carnaval em fevereiro e do futebol no restante dos meses os motivos principais para continuar sorrindo o ano inteiro.

Um abraço ao leitor invisivel que me lê!

Um comentário:

Unknown disse...

Oi migo, vim fazer uma visitinha no seu blogger....
Achei interessante e verdadeiro o caso da cueca.rsrsr
vc foi muito feliz escrevendo e descrevendo isso.
Parabéns migo..
bjs mill SOL*

Movimento Cinema Livre

Movimento Cinema Livre - Orkut

---------------------------------------------------------------------------